Muito além da audição: barulho no ambiente de trabalho pode causar até problemas cardiovasculares


Saiba quais as consequências sobre tudo sobre a exposição ao barulho no ambiente de trabalho

O barulho no ambiente de trabalho pode causar muitos problemas aos trabalhadores e que vão além de um simples incômodo. As pessoas que estão expostas a qualquer tipo de ruído estão sujeitas a desenvolver transtorno físico e mental.


O trabalhador que sofre com níveis elevados de poluição sonora, além de ter prejudicada sua audição, pode ser acometido de perda de concentração, dificuldade de compreensão, baixa na produtividade, insônia e estresse.


Estes problemas, a princípio, não são notados pelas pessoas, pois vão se manifestando gradativamente e são confundidos com outras questões. No Brasil, pesquisas e dados do Ministério da Saúde apontam que a exposição ao ruído excessivo é a terceira maior causa de doenças ocupacionais.


Portanto, os funcionários que trabalham em ambiente cujo ruído elevado é inevitável devem ficar atentos ao uso correto do Equipamento de Segurança Individual (EPI), o protetor auditivo. Confira abaixo os dois principais danos que o barulho excessivo no ambiente de trabalho pode causar aos trabalhadores. Confira:


Perda da audição


O efeito mais conhecido da exposição crônica ao ruído elevado é a perda de audição. A exposição contínua a sons acima de 85 decibéis por mais de oito horas pode levar à essa drástica consequência, portanto, não deixe de usar seu EPI.


Problemas cardiovasculares


O excesso de barulho também pode causar doenças silenciosas como problemas cardiovasculares. O barulho contínuo pode ser a causa do estresse que é responsável por complicações como a hipertensão, cefaleias, alteração de humor, etc.


Para obter mais informações e esclarecimentos entre em contato a Prevenir- Medicina e Segurança do Trabalho e fale com um de nossos especialistas.


A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com realização de exames admissional. periódicos, demissional etc. com hora marcada, Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições Riscos Ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

#barulhonoambientedetrabalho #poluiçãosonora

Posts Em Destaque
Posts Recentes