Tudo que você precisa saber sobre o exame admissional


Exame admissional: Tudo que você precisa saber


Os cuidados com a saúde são indispensáveis, até mesmo na hora de conseguir um emprego. Com isso, antes de começar no novo trabalho, o empregado é submetido ao exame admissional, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental.


O exame admissional é realizado obrigatoriamente e as empresas são responsáveis pela solicitação, marcação e encaminhamento do funcionário. O exame é importante para verificar se o profissional está apto para realizar a atividade para a qual ele está sendo contratado.


O médico do trabalho, responsável pelo exame, realiza uma série de procedimentos, dentre eles: uma entrevista com o paciente para saber sobre seu histórico de saúde, exame físico com medição da pressão arterial, frequência cardíaca, avaliação de postura e avaliação psicológica, além de exames complementares, que variam de acordo com a atividade que será exercida.


Após a realização desses exames, o médico emite um atestado médico, o Atestado de Saúde Ocupacional, onde constam informações sobre o funcionário, a função que irá exercer, os riscos ambientais e os exames médicos realizados, indicando se a pessoa está apta ou não para realizar as atividades relacionadas ao emprego.


Exames que podem ser realizados no admissional

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a realização de testes de gravidez, de esterilização e de HIV durante o exame admissional é proibida. “Exigir atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez, na admissão ou permanência no emprego”, esclarece o documento.


Benefícios para a empresa e para o empregado

Para as empresa, o exame admissional é a garantia de que o novo colaborador não terá impeditivos na execução de seu trabalho e protege a organização de ser responsabilizada por doenças preexistentes.

Já para o trabalhador, a avaliação representa a oportunidade de garantir todos os seus direitos trabalhistas em caso de doenças no decorrer de sua trajetória dentro da empresa.


Não realização do exame admissional


A ausência do exame admissional representa irregularidade com a lei. Havendo fiscalização, a empresa poderá pagar uma multa administrativa prevista no art. 201 da CLT, que pode variar R$ 670,89 a R$ 6.708,88.



A Prevenir é uma empresa de Medicina e Segurança do trabalho. Trabalhamos com exames admissional, periódicos, demissional sempre com hora marcada. Implantamos e gerenciamos Programa de promoção à saúde, PCMSO, PCA, PPR, PPP, PPRA, PGR, EPI's, Medições Ambientais, Mapas de risco, Laudos, além de treinamentos e palestras.

#Exameadmissional #Análiseocupacional #medicinadotrabalho

Posts Em Destaque
Posts Recentes