LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
Elaboração de documento com os riscos ambientais do local de trabalho.
EPI – Equipamento de Proteção Individual
Orientação sobre os tipos mais adequados de EPI a serem fornecidos aos trabalhadores.
Medições
Medições de riscos físicos e químicos feitos com instrumentos de precisão.
Avaliação do direito a insalubridade e necessidade de exames médicos específicos.
Mapa de Risco
Elaboração de mapa de risco por Engenheiros de Segurança do Trabalho capacitados sob assessoria do SESMT.
Visita Técnica de Segurança do Trabalho
Visitas técnicas as empresas para identificar, avaliar e sinalizar possíveis situações de risco que podem ser neutralizadas ou corrigidas.
Treinamento em primeiros socorros (4 horas)
Capacitação de pessoas para prestar um primeiro atendimento a alguém acidentado enquanto as equipes especializadas não chegam ao local, garantindo sua própria segurança, das possíveis vítimas e do patrimônio em risco.
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
Objetivo
Capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com a NR- 05, nas ações de formação e/ou manutenção da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
No curso serão abordadas as relações homem/trabalho objetivando a melhoria continua das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
- NR 01 – Disposições Gerais (OS – ORDEM DE SERVIÇO)
- NR 05 – Implantação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
- NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – E.P.I (aplicação e treinamento)
- NR 10 – Segurança para Trabalhos com Eletricidade
- NR 12 – Operador de Equipamentos
- NR 15 – Atividades e Operações Insalubres
- NR 16 – Atividades e Operações Perigosas
- NR18 – Treinamento introdutórios para construção civil
- NR23 – Brigada de Incêndio – É ministrado por profissional qualificado e habilitado conforme a NR-23. Há treinamento teórico e prático e emissão de certificados de participação.
- NR 33 – Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados – É ministrado por profissional qualificado e habilitado conforme a NR-23. Há treinamento teórico e prático e emissão de certificados de participação.
- NR35 – Trabalho em altura 08 horas
Capacitar trabalhadores a utilização de técnicas e manuseio de equipamentos específicos para trabalho em altura, conforme a nova NR35.
O Laudo Técnico é um documento direcionado em forma de relatório com o objetivo de avaliar situações especificas. Qualquer empresa pode solicitar um Laudo Técnico, por exemplo de insalubridade para avaliar se existe ambiente insalubre dentro da sua empresa, indicando possíveis medidas de controle para o risco ocupacional em questão, como também podem ser feitos Laudos direcionados para aposentadoria, no caso o PPP.
Contamos com uma equipe especializada na elaboração destes Laudos obedecendo todos os requisitos legais necessários para atender a sua empresa.
Laudo Periculosidade
O Laudo Técnico de Periculosidade envolve a avaliação de atividades que tenham como característica o envolvimento com produtos inflamáveis, explosivos, exposição a radiações ionizantes e eletricidade.
Este Laudo é elaborado com base na Norma Regulamentadora N° 16, Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e emprego e possibilita, através da avaliação criteriosa destas atividades, desenvolver medidas de controle, planos de ação tanto preventivos como corretivos, planos de emergência que busquem preservar a vida do trabalhador. Com a confecção do Laudo é possível caracterizar, pelas atividades laborais executadas, se o trabalhador tem direito ao adicional de periculosidade levando-se em conta a Legislação vigente.
Se a sua empresa possui atividades que exponham os trabalhadores a produtos e/ou situações conforme acima descritas, procure-nos para receber uma proposta.
Laudo Insalubridade
O Laudo Técnico de Insalubridade, assim como os demais Laudos Técnicos objetiva a avaliação de situações especificas dentro da empresa. O Laudo Técnico de Insalubridade é baseado nos critérios da Norma Regulamentadora N° 15, em seus anexos, onde estão descritos os parâmetros de exposição aos riscos ocupacionais aos quais o trabalhador pode estar exposto.
Este Laudo avalia a necessidade do pagamento do adicional de insalubridade evitando que seja pago indevidamente ou que seja omitido. É importante que o Laudo seja confeccionado com base na Norma Regulamentadora N° 15 para uma avaliação correta e de acordo com os parâmetros legais exigidos.
